O Texas Hold’em é a modalidade de poker mais famosa e mais jogada no mundo há muito tempo.
O fato de ter 5 cartas “abertas”, as cartas comunitárias, torna o jogo mais divertido, dinâmico e técnico do que a variação “Five Card Draw ou 5-Card Draw” (o antigo e famoso “poker fechado”), dependendo menos da sorte e mais do conhecimento estratégico do jogador, como suas capacidades de leitura corporal, análise de probabilidades, situações, etc.
O poker Texas Hold’em é um tipo muito fácil de jogar, porém difícil de dominar. Conhecer o regulamento do jogo é o primeiro passo para isso. Nesse artigo apresentamos as regras básicas do Hold’em, usando exemplos durante o caminho.
Em qualquer jogo de poker, o objetivo final é formar a melhor mão com um total de cinco cartas (qualquer combinação: uma da mão e quatro da mesa, duas da mão e três da mesa, ou, caso sua mão seja extremamente fraca, poderá usar as cinco da mesa).
No Texas Holdem, o jogo é dividido em pequenas etapas, também chamadas de “mãos”. Antes do início de cada mão, nota-se que um jogador tem um marcador em sua frente, chamado de botão (button ou BTN). Esse jogador será o “dealer” da rodada, uma posição privilegiada, como explicaremos a seguir.
Nesse primeiro artigo, explicaremos a fase pré-flop de cada rodada, ou seja, a ação antes das três primeiras carta comunitárias (flop) serem reveladas.
O Pagamento dos Blinds (escuros). Os dois jogadores à esquerda do “dealer” pagarão apostas obrigatórias antes mesmo de receber suas cartas. São os blinds (escuros), que não podem ser confundidos com o “pingo” (ante) que existe em outras modalidades de poker.
O jogador logo à esquerda do dealer pagará o Small Blind (SB), ou escuro menor, que geralmente é metade da aposta mínima da rodada. O jogador à esquerda do SB pagará o Big Blind (BB), ou escuro maior, cujo valor é a aposta mínima da rodada.
EXEMPLO 1: COMEÇA UMA RODADA DE TEXAS HOLDEM, COM OITO JOGADORES NA MESA. CONSIDERAREMOS QUE O CUSTO ATUAL DO JOGO (OU O “NÍVEL DE BLINDS”) ESTÁ EM 10/20 FICHAS. ISSO SIGNIFICA QUE A APOSTA MÍNIMA PARA CADA JOGADOR ENTRAR NA MÃO É DE 20 FICHAS. SIGNIFICA TAMBÉM QUE ANTES DE QUALQUER COISA (ATÉ MESMO ANTES DE RECEBER AS CARTAS), O SB PAGARÁ 10 FICHAS E O BB PAGARÁ 20 FICHAS. O JOGADOR 6 ESTÁ COM O BOTÃO, ENTÃO SERÁ O DEALER DESSA MÃO. SENDO ASSIM, O JOGADOR 7 JÁ COLOCARÁ 10 FICHAS EM JOGO, POR SER O SMALL BLIND, E O JOGADOR 8 COLOCARÁ 20 FICHAS, POIS SERÁ O BB. ANTES MESMO DAS CARTAS SEREM DISTRIBUÍDAS, OS JOGADORES 7 E 8 JÁ TIVERAM QUE GASTAR FICHAS OBRIGATÓRIAS. AS FICHAS COLOCADAS EM JOGO VÃO PARA O “POTE”. NESSE EXEMPLO, O POTE CONTÉM 30 FICHAS ATÉ AGORA.
Cartas Próprias. Agora cada jogador recebe suas “hole cards” ou “pocket cards”, duas cartas que devem ficam escondidas dos oponentes até o final da rodada (estas cartas não podem ser retiradas da mesa como em um jogo de truco, por exemplo). Distribui-se primeiro uma carta para cada, depois a segunda. O jogador que está do lado esquerdo do Big Blind será o primeiro a agir na rodada, ou seja, o primeiro a “falar”. Ele olha para suas duas cartas e tem que tomar uma decisão. As opções possíveis de jogada são:
* Desistir (Fold) – significa desistir dessa rodada e jogar fora suas cartas.
* Pagar (Call) – significa pagar a aposta mínima da rodada, ou cobrir uma aposta maior feita anteriormente.
* Aumentar (Raise) – significa aumentar a aposta mínima, ou aumentar uma aposta feita anteriormente.
Após o primeiro jogador, a decisão passa para o jogador logo a sua esquerda (sentido horário). Ele tem as mesmas opções acima. Dessa forma passam todos os jogadores, até o dealer agir.
EXEMPLO 2: OS JOGADORES RECEBEM DUAS CARTAS CADA UM. O JOGADOR 1 OLHA SUAS CARTAS E RESOLVE DESISTIR, JOGANDO AS CARTAS PARA A PILHA CHAMADA DE “MUCK”. ELE NÃO PODE MOSTRAR AS CARTAS QUE DESISTIU POIS AINDA EXISTEM OUTROS JOGADORES NA RODADA. O JOGADOR 2 DECIDE PAGAR A APOSTA, COLOCANDO 20 FICHAS EM JOGO. OS JOGADORES 3 A 5 DESISTEM, ATÉ QUE CHEGA NO JOGADOR 6, O DEALER, QUE TAMBÉM RESOLVE DAR CALL (+20 FICHAS). NO MOMENTO, JÁ EXISTEM 70 FICHAS NO POTE, 30 COLOCADAS PELOS BLINDS, E 40 PELOS OUTROS JOGADORES.
Últimos Jogadores (blinds): Após a jogada do dealer, é a hora do Small Blind tomar sua decisão. Agora ele tem as mesmas opções dos outros: (a) Desistir – nesse caso perderia as fichas que já colocou no início da rodada; (b) Pagar – precisaria adicionar fichas para completar a aposta mínima atual; (c) Aumentar – precisaria Pagar a aposta mínima, e depois adicionar mais fichas (a ação deve ser anunciada antes de ser feito caso ele vá aumentar).
Depois é a vez do Big Blind agir. Como ele já colocou as fichas iniciais ele tem as opções de: (a) checar/dar mesa (check) – manter a aposta mínima que já havia feito obrigatoriamente, se ninguém aumentou durante a rodada; (b) pagar a aposta – caso ela tenha sido aumentada por alguém; (c) aumentar (raise) – precisaria adicionar fichas à aposta atual; (d) desistir (fold) – caso não deseje pagar a aposta aumentada.
Obs.: o big blind não deve desistir se ninguém aumentou a aposta, pois ele pode continuar na mão com um simples “check” e pelo menos ver o que acontece, sem investir nada mais.
EXEMPLO 3: ATÉ O MOMENTO, DOIS JOGADORES PAGARAM A APOSTA MÍNIMA. CHEGA A HORA DO JOGADOR NA POSIÇÃO SMALL BLIND. ELE JÁ COLOCOU 10 FICHAS OBRIGATORIAMENTE ANTES DA RODADA COMEÇAR. PARA CONTINUAR, ELE PRECISA ADICIONAR MAIS 10 FICHAS, POIS A APOSTA MÍNIMA É 20. ENTRETANTO, ELE OPTA POR DESISTIR, E SUAS 10 FICHAS JÁ GASTAS VÃO PARA O POTE. JÁ O BIG BLIND, QUE APOSTOU 20 NO INÍCIO DA RODADA POR OBRIGAÇÃO, RESOLVE APENAS CHECAR, OU SEJA, CONTINUAR NA MÃO SEM COLOCAR MAIS FICHAS, POIS JÁ TEM A APOSTA MÍNIMA PAGA.
Atenção para um detalhe importante: no exemplo dado, ninguém aumentou a aposta. Caso alguém aumente, os jogadores a seguir deverão ao menos igualar sua aposta se quiserem continuar na mão (ou aumentar).
...continua na parte 2...
Quer fazer parte do Copas Club Cacheta e Truco?
Botões para mais informações aqui em baixo 👇
(45) 99961-5641
copasclubpoker@icloud.com